24 de jul. de 2013

Apresentações do Memórias do rio Cachoeira - 7 e 8 de agosto de 2013, na cidade de Itabuna.




A cidade de Itabuna completa 103 anos no dia 28 de julho de 2013, e o “Memórias do Rio Cachoeira” convida a população, em especial às escolas e seus alunos, para discutir a relevância do Rio Cachoeira  para nossa cidade participando das apresentações a serem realizadas nos dias 7 de Agosto (sessões às 14, 17 e 19hs) e 8 de Agosto (sessões às 10, 14, 17 e 19 hrs) no Centro de Cultura Adonias Filho. 
A poesia grapiúna, a sonoridade da Banda Manzuá e o audiovisual são as três linguagens por meio das quais o Memórias do Rio Cachoeira (MRC) registra a memória cultural da cidade de Itabuna (sul da Bahia), especialmente a sua relação com o Rio Cachoeira. O trabalho resultou num box contendo um CD e um DVD com o documentário dirigido por Victor Aziz.
O CD possui doze poemas musicados, da autoria de poetas de Itabuna. O trabalho musical foi realizado pela banda Manzuá, da mesma cidade. Os poetas contemplados são: Cyro de Mattos, Daniela Galdino, Firmino Rocha, Iana Carolina, Kléber Torres, Lorenza Mucida, Mither Amorim, Ruy Póvoas e Valdelice Pinheiro. 
Em nossas apresentações será realizado ao vivo o show da banda Manzuá tocando as canções do “Memórias do Rio Cachoeira”, que constitui o primeiro CD do grupo. O documentário, então, será exibido, apresentando ao público as relações estabelecidas com o rio e as lembranças de alguns personagens que estão em contato com o Cachoeira no dia a dia. Antônio Alves Farias (Pescador), Maria Moreira  (Lavadeira), Augusto Braga (Areeiro), Ana Maria Ferreira (Canoeira), Milton Luz (Aguadeiro), Edvaldo Domingos dos Santos (Pescador), Nilton Ferreira Ramos (Memorialista), Philipe Murillo Santana de Carvalho (Dr. em História), Dr. Neylor Alves Calasans Rego (PhD em Engenharia de Água e Solo) e Dr. Salvador Dal Pozzo Trevizan (PhD em Sociologia) são os depoentes do filme.
Após exibição do documentário propomos a interação entre os professores das escolas presentes, os realizadores do projeto e discentes afim de, através de um bate-papo,  fomentar a cidadania, o respeito ao meio-ambiente, o interesse pela leitura em geral: literária, audiovisual, geopolítica, histórica, estética, ecológica, etc.
O “Memórias do Rio Cachoeira” visa contribuir para o enriquecimento do acervo áudio e visual local. Destaca temas como água, sociedade, literatura, música, história, gestão de recursos hídricos, meio-ambiente, política e sustentabilidade. É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Vôo Audiovisual e da banda Manzuá.  É vencedor do edital nº 05/2009 de Apoio a Produção de conteúdo em música no Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SECULT, Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. 
Valor promocional de R$5,00 por estudante.
Solicitamos que nos enviem antecipadamente os nomes dos alunos e professores, para reservarmos o dia e horário da sua participação.


Ascom Memórias do Rio Cachoeira


(73)3211-1215 ou 9122-8154 ou 8835-8226

Nenhum comentário:

Postar um comentário