23 de mar. de 2012

Programação FECIBA 2012

  MOSTRA ATUALIDADES 

A Mostra Atualidades busca trazer ao sul da Bahia os longas-metragens mais recentes produzidos por cineastas baianos, apresentando os modos contemporâneos de produção do olhar sobre a arte do fazer cinematográfico. Serão ao todo 07 longas-metragens exibidos, entre Documentários e Ficção:
                                                           
                               “Jardim das Folhas Sagradas”, de Pola Ribeiro;

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS | DIREÇÃO: POLA RIBEIRO | 01:30:00 | 2011
Sinopse: Jardim das Folhas Sagradas é um longa de ficção construído a partir de Bonfim, um bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher branca e de crença evangélica. Ele vive na Salvador contemporânea e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Para isto, enfrentará a especulação imobiliária numa cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a intolerância religiosa. Este homem, embora questione a tradição da própria religião, tem a missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à natureza, superando as contradições e conflitos trazidos pela modernidade.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 03/04/2012 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 20:30h
*Após a exibição bate-papo com o diretor Pola Ribeiro e a produtora Solange Lima
                                          
                                          “O Nó”, de Dilson Araújo;


O NÓ: ATO HUMANO DELIBERADO | DIREÇÃO: DILSON ARAÚJO | 01:08:00 | 2012


Sinopse: A introdução da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do sul da Bahia e o fracasso do Programa de Recuperação da Lavoura ocasionaram um desastre socioeconômico e ecológico sem precedentes na história, que inviabilizou mais de seiscentos mil hectares da cultura, destruindo as vidas e os sonhos de milhares de famílias de trabalhadores rurais, cacauicultores e comerciantes. O documentário aborda o fato histórico a partir dos relatos dos depoentes e do conteúdo de documentos oficiais, com a necessidade de uma reflexão que possibilite chegar às respostas de antigas perguntas: Originária da Amazônia, como essa doença cruzou o País e chegou às plantações de cacau do sul da Bahia? Por que a tecnologia para combate e controle da doença não funcionou?Quem são os responsáveis por tudo isso?


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 04/04/2012 (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: 20:30h
*Após a exibição bate-papo com o diretor Dilson Araújo




                                       “Memórias do Rio Cachoeira”, de Victor Aziz;


MEMÓRIAS DO RIO CACHOEIRA| DIREÇÃO: VICTOR AZIZ | 1:00:00 | 2011

Sinopse: O documentário aborda a história do Rio Cachoeira-BA, apresentando a diversidade de representações culturais presente nas personagens que constroem a imagem do rio e a cidade de Itabuna. Com poesia, música e sob as lentes de uma câmera, foram descortinadas as memórias de um rio que banha Itabuna e região, que foi e continua sendo cenário importante e eterno da vida do povo grapiúna.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 05/04/2012 (QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 18:30h
*Após a exibição bate-papo com o diretor Victor Aziz
                                                                  
                                   “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Mattos;


TRAMPOLIM DO FORTE | DIREÇÃO: JOÃO RODRIGO MATTOS | 01:30:00 | 2010

Sinopse: O Trampolim do Forte é o mágico local onde através dos saltos, Déo e Felizardo buscam a força necessária para enfrentar a sua dura realidade.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 05/04/2012 (QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 20:30h
*Após a exibição bate-papo com o ator Everton Walace


                                      “Escutando Tom Zé”, de Jorge Alfredo;



ESCUTANDO TOM ZÉ | DIREÇÃO: JORGE ALFREDO | 01:18:00 | 2010
Sinopse: Jorge Alfredo mostra o processo criativo do artista baiano, a quem acompanhou, durante muito tempo, para entender, também, a sua relação com a cidade de Irará, no interior baiano.

LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 06/04/2012 (SEXTA-FEIRA)
HORÁRIO: 14:00h
                                                                   
                                    “Bahêa Minha Vida”, de Marcio Cavalcante;


BAHÊA MINHA VIDA | DIREÇÃO: MARCIO CAVALCANTE |  01:40:00 | 2011

Sinopse: “BAHÊA MINHA VIDA” é um filme sobre a paixão da torcida, sobre sonhos e vida, muita vida, expressa em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. 
A grande questão é o porquê de tanto amor. Existe explicação?


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 06/04/2012 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO: 20:30h
*Após a exibição bate-papo com o diretor Marcio Cavalcante e a produtora Sheila Gomes
                                                  
                                     “O homem que não dormia”, de Edgard Navarro.


O HOMEM QUE NÃO DORMIA | DIREÇÃO: EDGARD NAVARRO  | 01:38:00 | 2011

Sinopse: Alguns habitantes de um lugarejo remoto são acometidos pelo mesmo pesadelo. A chegada de um peregrino de origem misteriosa irá revelar o conflito interno em que vivem, deflagrando uma ruptura radical em suas vidas.

LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 07/04/2012 (SÁBADO)

HORÁRIO: 19:00h
*Após a exibição bate-papo com o diretor Edgard Navarro e com os atores Ramon Vane e Fábio Vidal
               
                  MOSTRA HOMENAGEM




Em homenagem a Jorge Amado, grande escritor e personalidade de maior representatividade do sul e extremo sul da Bahia, que completaria 100 anos em 2012. A mostra homenagem irá exibir dois longas-metragens recentes, frutos de adaptações de seus livros. 
                                      "Capitães da Areia"de Cecília Amado;


CAPITÃES DA AREIA | DIREÇÃO: CECÍLIA AMADO | 01:36:00 | 2011
Sinopse: Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 02/04/2012 (SEGUNDA-FEIRA)

HORÁRIO: 19:00h
*Após a exibição bate-papo com a diretora Cecília Amado


   "Quincas Berro D`água", de Sérgio Machado.


QUINCAS BERRO D`ÁGUA | DIREÇÃO: SÉRGIO MACHADO | 01:42:00 | 2010
Sinopse: Salvador. Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D'Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 04/04/2012 (QUARTA-FEIRA)

HORÁRIO: 18:30
*Após a exibição bate-papo com Valderez Teixeira.





                MOSTRA SEXUALIDADE  

             
Três curtas-metragens compõem a Sessão Sexualidades, que apresenta o que há de mais recente em termos de produção audiovisual com conteúdo LGBT, trazendo personagens importantes e ainda pouco conhecidos do nosso estado. São dois documentários e uma ficção, que circularam o Brasil por diversos Festivais e ganharam diversos prêmios.

                                          “Joelma”, de Edson Bastos;

JOELMA | DIREÇÃO: EDSON BASTOS | 20:00 | 2011

Sinopse: Joelma, transexual, uma vida marcada por conflitos. Diante das divergências vividas no lar, é posta pra fora de casa e resolve se mudar para Salvador. Lá, conhece Antônio, mendigo, e passam a viver juntos. Após fazer a cirurgia de redesignação sexual, retorna para Ipiaú, sua cidade natal e vê todos os seus sonhos serem destruídos por João, pivô do assassinato que mudará sua história.
                           
                                          “Cuceta”, de Cláudio Manoel;


CUCETA | DIREÇÃO: CLÁUDIO MANOEL | 13:00 | 2010
Sinopse: Webdocumentário focando os bastidores do show, idéias e a filosofia queer do duo Solange tô Aberta. Seriedade, sarcasmo, ironia, anarquia e cultura gay. A defesa do corpo livre, sem formato social. O webdoc intercala entrevistas com trechos do shows.Funk carioca queer!                       
                                            “Valerie”, de Zunk Ramos.

VALERIE | DIREÇÃO: ZUNK RAMOS | 05:00 | 2011

Sinopse: O documentário conta a história de uma personagem vivida pelo ator transformista Valécio Santos, que se apresenta em casas noturnas da cidade de Salvador. Frente a admiração de seu público, essa personagem dialoga com a câmera, relatando o seu olhar sobre a arte de transformar-se e revela as dificuldades da profissão e importância de ter um objetivo na vida.



LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 04/04/2012 (QUARTA-FEIRA)

HORÁRIO: 16:00h



LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 07/04/2012 (SÁBADO)
HORÁRIO: 17:30h
*Após as exibições bate-papo com o diretor Edson Bastos



               MOSTRA RETROSPECTIVA 



Buscando apresentar ao público obras que marcaram a história da cinematografia baiana, a Mostra Retrospectiva exibirá 04 filmes de longa-metragem e 01 de curta-metragem:

                                  “Caveira My Friend”, de Álvaro Guimarães;


CAVEIRA MY FRIEND | DIREÇÃO: ÁLVARO GUIMARÃES | 01:24:00 | 1970

Sinopse: O trajeto de um grupo de assaltantes. Caveira e Bernadete. Membros do bando assassinam um traidor, sua mulher e uma louca. Bando entra atirando em festa. Assalto a banco. Bando em fuga de automóvel. Deputado beija atriz. Passeio do deputado com atriz pela praia. No porto, encontro do bando com Beto. Passeio de Beto e moça pela orla. Bando rende Beto em apartamento. Almoço festivo. Chegada de deputado com a atriz. Pintora chega ao apartamento onde bando detém Beto. Morte da pintora.Perseguição do bando pela polícia.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 03/04/2012 (TERÇA-FEIRA)

HORÁRIO: 14:00
                               
                 
                                      “O Anjo Negro”, de José Humberto;


O ANJO NEGRO | DIREÇÃO: JOSÉ UMBERTO | 01:20:00 | 1972
Sinopse: Uma família baiana da alta roda é atormentada pela presença de um homem misterioso, o Anjo Negro, emissário de Exu que seduz as mulheres da casa. O filme foi rodado num dos períodos mais sombrios da ditadura militar.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 03/04/2012 (TERÇA-FEIRA)
HORÁRIO: 16:00
           
                                  “Tocaia no Asfalto”, de Roberto Pires;


TOCAIA NO ASFALTO | DIREÇÃO: ROBERTO PIRES | 01:49:00 | 1962
Sinopse: Rufino, matador de aluguel, é mandado para a Bahia, onde deve assassinar o Coronel Pinto Borges. O mandante do crime é o Coronel Domingos. Na Bahia, Borges dá uma festa para lançar sua candidatura ao governo do Estado. Sua filha descobre várias coisas sobre o pai corrupto. Na festa, aparece um deputado dizendo que o Coronel deve ir à Justiça depor, pois está sendo investigado pelos crimes que cometeu.


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 05/04/2012 (QUINTA-FEIRA)

HORÁRIO: 16:00
                                     “Barravento”, de Glauber Rocha;


BARRAVENTO | DIREÇÃO: GLAUBER ROCHA | 01:20:00 | 1961
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino (Antônio Pitanga) é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele sente atração por Cota (Luíza Maranhão), ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína (Lucy Carvalho), que, por sua vez, gosta de Aruã (Aldo Teixeira). Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido.O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 06/04/2012 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO: 16:00
                      
                                    “O Pai do Rock”, de José Araripe Jr.

Sinopse:  O média-metragem O Pai do Rock trata de uma banda que procura espaço no ambiente de axé music da Bahia. O filme é um episódio do longa 3 histórias da Bahia e é lançado em junho de 2001


LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
DIA: 07/04/2012 (SÁBADO)
HORÁRIO: 16:00
*Após a exibição bate-papo com o diretor José Araripe Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário